O serviço de Educação Especial em Itajaí teve início em 1964, quando por solicitação da Secretaria da Educação do Município, um grupo composto pelas professoras Ermínia Santos de Oliveira, Laci Lopes Veck e Nerilda dos Santos Foltran, dirigiu-se à cidade de Brusque, onde havia sido fundada, em 14/09/1955, a primeira APAE do Estado de Santa Catarina. Lá permaneceram por seis meses em estágio, buscando conhecimentos para dar início ao trabalho que seria pioneiro em Itajaí.
O atendimento em Educação Especial foi implantado em Itajaí por iniciativa da Prefeitura Municipal que tinha como Prefeito o Senhor Eduardo Solon Cabral Canziani e Secretária da Educação, Senhora Onadir Tedéo, fundadores, em 1965, da Escola Nossa Senhora da Paz.
A Escola passou a funcionar com as professoras que retornaram de Brusque, atendendo 15 alunos com Deficiência Mental, em uma pequena e velha casa alugada, localizada à Rua José Eugênio Müller, no bairro Vila Operária.
Mas, devido as muitas dificuldades encontradas, um grupo de pais, apoiados por alguns amigos, preocupados com o futuro de seus filhos, sentiu a necessidade de unir esforços e estabelecer metas para beneficiar aqueles a quem viam tão desprotegidos e carentes de atendimento. Assim, em 12 de outubro de 1969, em sessão solene, no Salão Nobre da Sociedade Guarani, nascia a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Itajaí, que tinha como Presidente a senhora Irene Lopes Ramos e Vice-Presidente o senhor Waldyr Benvenutti.
A Associação assumiu, em 24 de outubro de 1969, a parte financeira da Escola Nossa Senhora da Paz, uma vez que um dos seus objetivos era manter a Escola Especial, conforme estabelecido em seu Estatuto.
Como Instituição Filantrópica passou a manter-se com a ajuda do governo Federal, Estadual, Municipal e da comunidade.
Devido ao aumento do número de alunos e, conseqüentemente, de profissionais, a velha casa onde funcionava a escola especial tornou-se pequena, fazendo–se necessário ampliar espaços. A Diretoria partiu então em busca de um terreno para sua sede própria, encontrando no Senhor Carlos de Paula Seára, então Prefeito da Cidade, o apoio desejado, com a doação, em 1969, de uma área de 400 m2, localizado na Avenida Joca Brandão - Centro. Ali a Associação ergueria seu primeiro prédio próprio, onde permanece até hoje, após inúmeras ampliações e reformas.
Em 1970, o Prefeito Júlio César, em reunião com os membros da Associação, se comprometeu a construir neste terreno as instalações da escola da APAE, ficando a manutenção da mesma sob a responsabilidade da Associação. A planta foi doada pelo engenheiro João Rocha Mello, esposo da Senhora Vernilda, pertencente à diretoria da Associação. O desenho do projeto feito pelo Senhor Vanderlei Godói e a sondagem do terreno pelo Senhor Celestino Silva, sendo a pedra fundamental lançada em 28/08/1970.
A obra da nova escola foi concluída em 1972, na gestão do Senhor Prefeito Júlio César, recebendo todo quadro de alunos e funcionários da antiga Escola Nossa Senhora da Paz, a qual, em 1973, após a doação legal da escola, pela prefeitura municipal, para a APAE, passou a chamar-se Escola Vale da Esperança.
Em l999, a Associação comprou uma área vizinha à Escola, com l.340 m2 e, em 2003, adquiriu, da Caixa Econômica Federal, outro terreno, na zona rural de Itajaí, na Paciência, o qual foi nomeado Sítio Nossa Senhora da Conceição. Com 44 hectares, recebeu as construções de um galpão com 420 m², uma casa para caseiro com 80 m², 3 quiosques sextavados com 20 m² cada um e uma gruta. Em 2006, foi iniciada, no sítio, a construção de um prédio com 764.71 m².
Em 2009, após o falecimento do presidente Sr. Waldyr Benvenutti, em 26 de abril, fundador da APAE, e para atender uma orientação da Fundação Catarinense de Educação Especial no sentido de trocar o nome de Escola Especial por Centro de Atendimento Educacional Especializado em Educação Especial – CAESP, foi indicado o nome do Sr. Waldyr Benvenutti, para nomear a Instituição da qual a APAE é mantenedora, sendo aprovado por unanimidade tanto pela diretoria executiva quanto pelo conselho de administração. Desse modo, a partir de agosto, a Escola Especial Vale da Esperança passou a denominar-se Centro de Atendimento Educacional Especializado em Educação Especial Waldyr Benvenutti.
Participando dos conselhos de direitos, quer por meio de funcionários do CAESP, quer por meio de membros da diretoria, prestando serviços à comunidade, firmando parcerias e elaborando projetos em busca de recursos financeiros, atendendo ao seu público alvo, por intermédio do CAESP e clínica, marcando presença em eventos relacionados à causa que defende, a APAE de Itajaí vem consolidando sua marca e fazendo jus ao respeito e apreço que recebe do povo itajaiense, ao mesmo tempo em que efetiva, cada vez mais, a participação da pessoa com deficiência na sociedade.