Educação Infantil: Prevenindo a Deficiência Promovendo a Inclusão
O Programa Educação Infantil: Prevenindo a Deficiência Promovendo a Inclusão, iniciou em 2004 e foi elaborado para qualificar o atendimento que era ofertado pela Instituição às crianças com atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor ou com deficiências, com o propósito de atender as crianças em período integral (Creche) e agrupá-las num único ambiente independente de terem ou atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor ou deficiências. O fato de agrupar crianças com este perfil teve com objetivo comprovar que a aprendizagem e o desenvolvimento acontecem na interação entre os pares e, também, mostrar para a comunidade que a inclusão é possível e que não deve somente ser aceita, mas desejada.
Este Programa foi apresentando os resultados esperados e por isso pensou-se na sua ampliação. Fator importante que contribuiu para esta decisão foi a suspeita de crianças com atrasos no desenvolvimento ou com deficiências no município de Itajaí estavam sem atendimento especializado.
Enquanto profissionais da educação especial, a equipe do CAESP/APAE também discutiu se não era possível adotar condutas relacionadas à prevenção materno-infantil para evitar novos casos de atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor ou deficiências e não trabalhar somente com o aluno depois das dificuldades já instaladas.
Este fato impulsionou a ampliação do Programa Educação Infantil: Prevenindo a Deficiência Promovendo a Inclusão, como o objetivo de promover o desenvolvimento pleno das crianças, por intermédio da educação, prevenção, reabilitação e assistência social em um contexto promotor de ações inclusivas, o qual passou a abarcar quatro programas menores: Programa de Atendimento Materno-Infantil – PAMI; Estimulação Essencial - EE; Creche e Serviço de Atendimento Educacional Especializado – SAEDE Educação Infantil, conforme especificação abaixo:
1.Programa de Atendimento Materno-Infantil – PAMI: voltado para o atendimento às gestantes e para os bebês desde o nascimento até três anos e onze meses com desenvolvimento normal, atraso ou deficiência, em sessão, com freqüência estipulada de acordo com a idade. O diferencial deste Programa é a realização do atendimento no bairro onde a família reside (o atendimento iniciou em 2010). gestantes, crianças desde o nascimento até 03 anos e 11 meses,
2.Estimulação Essencial: atende bebês com atrasos no desenvolvimento ou com deficiências desde o nascimento até três anos e onze meses, com dois atendimentos semanais, durante quatro horas cada e com a participação da família;
3.Creche: voltado para o atendimento de bebês de um ano e seis meses até três anos e onze meses, com desenvolvimento normal e com atraso ou deficiência, em período integral. Destes trinta por cento são alunos com deficiência, Este serviço apóia-se na pesquisa para identificar, criar e divulgar estratégias promotoras de inclusão escolar;
4.Serviço de Atendimento Educacional Especializado – SAEDE/Educação Infantil: destinado para crianças com deficiência intelectual ou multipla que freqüentam o ensino regular com idade entre quatro anos a seis anos e onze meses. Este serviço complementa o ensino regular e investe nas especificidades de cada aluno, principalmente no desenvolvimento das funções mentais e promoção da independência e autonomia.