Possibilitar a participação ativa da família em todo o processo educacional, oportunizando momentos de lazer, aprendizagem, troca de experiências e parcerias, que favoreçam a melhoria na qualidade de vida desta família e o desenvolvimento pleno do aluno é uma meta desta instituição. Para tanto, organizamos:
REUNIÕES, ENCONTROS, PALESTRAS, VIVÊNCIAS E EVENTOS
Durante todo o ano, a equipe organiza palestras e/ou reuniões para as famílias visando a orientação, esclarecer situações, dúvidas ou discutir sobre aprendizagem do aluno em si. Algumas famílias também participam de grupos específicos, organizados e coordenados pela equipe diretiva ou clínica do CAESP. Já as vivências são momentos mais direcionados, no qual cada família é orientada individualmente pelo professor ou clínico em uma determinada situação. Essa ação tem como foco, não apenas a orientaçãoverbal, mas a realização prática com a família. Os eventos e constituem num momento de socialização, lazer e troca de experiências.
ATENDIMENTO FAMILIAR
Os profissionais do CAESP recebem os familiares, com horário previamente agendado, [1] a fim de orientá-los em suas necessidades e se necessário, fazer os devidos encaminhamentos.
ENCAMINHAMENTOS
Os encaminhamentos são efetuados quando a família e/ou um de seus membros precisam de um atendimento inexistente na estrutura atual do serviço no qual está inserido. A intenção maior do encaminhamento é a resolução dos problemas vivenciados pelos usuários.
VISITAS DOMICILIARES
A visita domiciliar é um dos instrumentos que potencializa as condições de conhecimento do cotidiano dos sujeitos, no seu ambiente de convivência familiar e comunitária. Têm como objetivo conhecer as condições (residência, bairro) em que vivem tais sujeitos e apreender aspectos do cotidiano das suas relações, aspectos esses que geralmente escapam às entrevistas.
QUESTIONÁRIO DE OPINIÕES DA FAMÍLIA
No final de cada ano, as famílias recebem um questionário que auxiliará na avaliação dos setores e serviços prestados pela APAE. Esse instrumento fornece subsídios para o CAESP avaliar seus atendimentos e programas, qualificar os serviços e planejar ações para o próximo ano. A assistente social é responsável pela elaboração, recebimento, análise dos dados e divulgação do resultado.
ESTUDO DE CASO
O estudo de caso é um momento em que a equipe do Caesp se reúne para pensar estratégias e definir papéis que irão contribuir par o desenvolvimento pleno do aluno. Sempre que pertinente, o estudo de caso acontece junto aos familiares ou elege-se o profissional que será responsável em negociar as ações junto aos responsáveis pelo aluno e acompanhar o caso mais sistematicamente.
AGENDA
Todos os anos cada aluno recebe uma agenda do Caesp/Apae, contendo a identificação do aluno e o cronograma de atividades semestrais. A genda tem por objetivo contribuir e melhorar a comunicação dos profissionais com a família, mantendo-as informadas sobre os eventos, atividades, reuniões etc. As famílias, bem como os profissionais, devem sempre assinar os bilhetes, comprovando assim a sua leitura.
PRESTAÇÃO DE SERVIÇO A COMUNIDADE
A APAE, procurando contribuir com uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva, por meio do Caesp, recebe jovens e adultos em conflito com a lei, no intuito que os mesmos cumpram a determinação legal à qual estão submetidos, colaborando com o processo de reabilitação, reflexão, aumento da auto-estima e perspectiva de um futuro melhor. Após entrevista inicial a assistente social encaminha o, agora, voluntário para o setor ou turma condizente com seu perfil e/ou sua necessidade.
PROJETO AUTONOMIA: UM PASSO PARA A CIDADANIA
A autonomia é uma conquista do ser humano, conquista esta muitas vezes negada e/ou dificultada pela sociedade. Neste sentido este projeto oportuniza ao educando com deficiência intelectual o acesso aos conhecimentos que o levem a constuir sua autonomia, conquistando sua emancipação e cidadania.