A APAE possui sede rural localizado na rua: Benta Custódio Vieira, número 2.425 na Comunidade Rural da Paciência no município de Itajaí, com 44 hectares, adquirida em 2004, denominada Sede Rural Caesp Waldyr Benvenutti. Disponibiliza aos alunos quiosques com churrasqueiras e banheiros, galpão para festas com cozinha, além de um ambiente calmo e agradável próximo a natureza. A atual diretoria da APAE está empenhada em transformar a sede num espaço sustentável, de inclusão social e ecologicamente correta, bem como torná-lo acessível aos alunos com deficiência e idosos.
A sede rural está inserida dentro do âmbito de atuação do Caesp Waldyr Benvenutti, que busca, por meio de programas e projetos educacionais, a inclusão da pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho. Entendemos que, por meio do trabalho, a pessoa com deficiência intelectual poderá exercer a sua cidadania. Para aqueles que o mercado de trabalho não é uma meta a curto prazo, compreendemos que a sua inserção nos cursos ofertados, os beneficiarão nos diferentes aspectos do desenvolvimento enquanto pessoa.
O atendimento na sede rural acontece das 8h00 às 17h20, período integral, para mais de 50 alunos que são distribuídos nos seguintes cursos: reciclagem de papel, pintura em pano de copa, artesanato em talagarça, auxiliar de marcenaria e cozinha. A Apae disponibiliza ônibus para ir e voltar até a sede rural, alimentação (lancha da manhã e tarde, almoço). Na sede rural, além dos cursos profissionalizantes, os alunos participam, semanalmente, de atividades de educação física, artes, dança e lazer. Quinzenalmente, a fonoaudióloga e as psicólogas vão até a sede rural para realizarem os atendimentos clínico-educacional (individuais e em grupo) e, para aqueles que apresentam necessidade de atendimento mais sistemático, faz-se o encaminhamento para atendimento na sede central.
O objetivo da sede rural é se tornar um centro de referência e formação profissional para que busca uma estrutura pedagógica e organizacional possibilitando o desenvolvimento das competências e habilidades dos educandos para o mundo do trabalho.
ALIMENTAÇÃO
Os alunos são mediados para a independência e autonomia desde o momento da escolha dos alimentos, a quantidade a ser servida, a espera na fila, bem como a mastigação, sentar-se adequadamente e no uso dos talheres e guardanapo.
TRANSPORTE
O transporte dos alunos da sede central até o sítio e vice-versa é feito pelos dois ônibus da APAE de Itajaí, gratuitamente.