O terceiro subprograma da Educação Infantil se constitui no SERVIÇO DE
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EDUCAÇÃO INFANTIL – SAEDE EI. Este
subprograma, foi implantado em 2010 por entendermos que, as crianças a partir dos 4 anos
devem estar inseridas na escola da rede comum de ensino a fim de estabelecerem contatos
significativos para sua entrada na primeira série do ensino fundamental.
Durante os anos de 2008 e 2009 a equipe da Educação Infantil analisou a permanência
dos alunos com e sem deficiência e/ou impressões de atraso no desenvolvimento
neuropsicomotor no Programa da Educação Infantil. Nas visitas realizadas nas escolas do ensino
regular, a fim de acompanhar a inserção dos alunos que saiam do nosso programa e iniciavam na
primeira série do ensino comum, percebeu-se que muitas delas encontraram dificuldades em
adaptar-se a estrutura de uma escola maior, com um número maior de alunos por sala, diferenças
curriculares, sofreram preconceito por estudarem na APAE (mesmo para aqueles que não tinham
deficiência). Tivemos alguns casos de crianças sem deficiência que, por terem estudado na
APAE, foram rotuladas com atraso de desenvolvimento recebendo reforço escolar já nos primeiros
meses de aula na primeira série.
Todas essas questões somaram-se a nossa decisão de reestruturar o nosso programa e
atuar mais intensamente na orientação, assessoria e apoio ao ensino regular junto a criança com
deficiência a partir dos 4 anos de idade, permitindo a escola do ensino comum conhecer a criança
com deficiência aos poucos e essa, por sua vez, se organizar no espaço que permanecerá até
concluir seus estudos.
Assim sendo, o Saede EI, tem por objetivo atender crianças com faixa etária de 4 anos a 6
anos e 11 meses, duas vezes na semana num período de 3 horas e 30 minutos/dia, sendo este
atendimento no contraturno freqüentado pelo aluno nos Centros de Educação Infantil ou no
Ensino Fundamental – 1º ano.
Tal programa tem como objetivo maior possibilitar o desenvolvimento das funções
psicológicas superiores, por meio do processo de elaboração conceitual, por acreditar que a
ampliação deste repertório contribuirá significativamente para o processo escolar deste aluno na
escola comum.
Durante o Atendimento Educacional Especializado Infantil nesta instituição, serão
trabalhadas questões relacionadas à autonomia, diferentes formas de linguagens, concentração,
atenção, memória, organização, análise e síntese, classificação, comparação, orientação espacial
e temporal, resolução de problemas e textualidade.
Este serviço, além de acompanhar e orientar o processo de inclusão dos alunos com
diagnóstico de deficiência intelectual nas escolas comuns, por meio das assessorias semanais,
possibilita um espaço no qual os alunos aprendam o que é diferente do currículo comum e assim,
ultrapassando as barreiras impostas pela deficiência.
O papel do Serviço de Atendimento Educacional Especializado Infantil junto à escola
comum é de orientar os profissionais na compreensão de que a adaptação do conteúdo possa ser
feita pelo próprio aluno, ou seja, que cada sujeito possa auto-regular sua aprendizagem,
aprendendo o novo de acordo com suas possibilidades. A escola deve potencializar ao máximo as
experiências de aprendizagem avaliando o aluno com critérios que revelam os avanços e
necessidades do aluno.
O SAEDE EI embora seja um submodalidade do programa da Educação Infantil,
prevenindo a deficiência, promovendo a inclusão, segue toda organização do Projeto Político
Pedagógico do SAEDE.
Objetivo Geral – Saede EI
Possibilitar o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, por meio do processo
de elaboração conceitual para promover o desenvolvimento pleno dos educandos, sua
independência e autonomia.
Objetivos Específicos – Saede EI
Planejar com o objetivo de desenvolver ações e operações mentais que
possibilitem a elaboração conceitual dos alunos;
Criar situações que permitam ao educando conquistar a sua independência e
autonomia;
Oportunizar ações que incentivem o interesse pelo estudo e pesquisa dos
profissionais para aprimorar a ação docente;
Assessorar a rede regular de ensino, propondo intervenções pedagógicas, em sala
de aula, que possibilitem a efetiva participação dos alunos;
Orientar o professor da classe regular quanto às adequações curriculares no
contexto da metodologia, avaliação e temporalidade.